loader

JOB. CONSULTORIA | SERVIÇOS

 

De acordo com a legislação brasileira, todo empreendimento considerado potencialmente poluidor deve realizar o licenciamento ambiental para a definição de sua localização, instalação e operação junto ao órgão competente (Federal, Estadual ou Municipal). Realizamos a consultoria técnica especializada para o desenvolvimento de todas as etapas de seu licenciamento ambiental.

ETAPAS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENÇA PRÉVIA ( LP ):

Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.

LICENÇA INSTALAÇÃO ( LI ):

Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

LICENÇA OPERAÇÃO ( LO ):

Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas as condições da Licença de Instalação.

RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO:

As licenças de operação tem prazo de validade definido de acordo com a complexidade de cada empreendimento, e podem variar dependendo do Estado ou Município em que estão inseridos, portanto é necessário observar na própria licença a data em que expira a Licença de Operação.

É recomendado que o processo de renovação seja iniciado em até 120 dias antes da expiração do prazo, isso se faz necessário para que haja tempo suficiente para que toda a documentação seja elaborada e protocolada no órgão ambiental competente e o mesmo consiga emitir a Renovação antes do vencimento da Licença de Operação vigente.

Os documentos necessários para solicitação da Renovação são basicamente os mesmos, entretanto, neste processo os principais aspectos avaliados são referentes ao atendimento das exigências técnicas determinadas pelo licenciador nas licenças anteriores.

Como o processo de licenciamento é um instrumento que tem por prerrogativa incentivar a evolução dos processos produtivos é possível que nas renovações, novas exigências sejam definidas, a fim de aprimorar o processo produtivo em questão.

De qualquer forma a conta com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas, com experiência no licenciamento ambiental de diversos tipos de Indústrias, que podem auxiliar e orientar no planejamento, apresentando possibilidades e alternativas para operação do empreendimento, respeitando sempre a legislação, assim evitando retrabalhos e custos desnecessários.

Motivos para contratar os Serviços de Licenciamento Ambiental da JOB

  • Obtenção da primeira licença operacional da empresa;
  • Ampliação das instalações/aumento de produção;
  • Modernização/implantação de novos projetos;

JOB.CONSULTORIA | ATENDIMENTO

Estamos aguardando seu contato.
ATENDIMENTO ONLINE

ALGUNS CLIENTES | JOB

FAÇA PARTE DE NOSSA ASSESSORIA. PROMOVEMOS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA SUA EMPRESA